Início do conteúdo

Departamento de Avaliação Institucional


O Departamento de Avaliação Institucional é vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, responsável pela regulação, avaliação e supervisão dos cursos ofertados pelo IFRS, tendo como objetivos oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação Institucional, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O diagnóstico da avaliação institucional constitui condição básica para o necessário aprimoramento do planejamento e gestão da instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações a partir das potencialidades e fragilidades apresentadas em cada uma das dimensões avaliadas.

O processo de Avaliação Institucional compreende:

– A Autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);

– A Avaliação Externa in loco, para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio INEP.

– A Avaliação de Cursos – externa in loco para fins de Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento e

– A Avaliação do Estudante – o ENADE – Exame Nacional de Desempenho do Estudante.

 

A Procuradoria Educacional Institucional responsável pela regulação, avaliação e supervisão da Educação Superior e a Pesquisa Institucional, responsável pelos censos do INEP, Censup e Educacenso estão inseridas neste departamento.

Última atualização em 13/10/2020

Fim do conteúdo