Início do conteúdo

Censo da Educação Superior – Censup


O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes. Nosso código de IES para o Censup é o 601.

No IFRS, o preenchimento do Censo da Educação Superior é coordenado pelo Departamento de Avaliação Institucional.

O Censo da Educação Superior utiliza as informações do cadastro do Sistema e-MEC, em que são mantidos os registros de todas as IES, seus cursos e locais de oferta. A partir desses registros, o Censo coleta informações sobre a infraestrutura das IES, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

O objetivo da coleta é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior; subsidiar o Ministério da Educação com informações estatísticas para as atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade deste nível de ensino, entre outros; disponibilizar dados para o cálculo de indicadores que fundamentam a formulação e a implementação de políticas públicas e contribuir com o trabalho dos gestores das IES e demais gestores de governo, de instituições de âmbito público ou privado, pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e de outros países, bem como de organismos internacionais.

O INEP editou a Portaria nº 984, de 18 de novembro de 2020, que altera o nome do responsável pelo preenchimento do Censo da Educação Superior, de Pesquisador Institucional (PI) para Recenseador Institucional (RI). A alteração foi motivada pelo fato de a figura do pesquisador institucional ser, reiteradamente, confundida com a do procurador institucional (PI), responsável pelas informações do Cadastro e-MEC e dos processos regulatórios correspondentes, bem como pelos elementos de avaliação. O RI integra o Departamento de Avaliação Institucional e é único no IFRS. Sendo assim, o fechamento do Censup é de sua responsabilidade, sendo um único fechamento para toda a instituição.

Link para acesso ao sistema do Censo Superior: http://censosuperior.inep.gov.br/censosuperior/

Informações extraídas da página do Censo Superior no INEP, com adaptações.

Os resultados dos anos anteriores podem ser acessados na página do INEP.

Última atualização em 30/06/2021

Fim do conteúdo