Carro mais eficiente do Rio Grande do Sul é do IFRS – Campus Erechim

Carro foi produzido por estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Campus Erechim

De 6 a 9 de novembro de 2017, ocorreu no Rio de Janeiro a Shell Eco-Marathon Brasil, competição que reuniu centenas de futuros engenheiros em um desafio de eficiência energética. O evento, que é o maior da área na América Latina, desafia estudantes a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. Os carros competidores devem percorrer a maior distância consumindo a menor quantidade de combustível possível. A equipe Drop Team, formada por estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), alcançou o terceiro lugar da competição na categoria gasolina, com a incrível marca de 240,3 quilômetros por litro de combustível.

O resultado ficou atrás apenas da equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que bateu o recorde brasileiro, ao atingir o impressionante número de 525,7 km/l, e da equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que obteve a média de 311,9 km/l. Com um total de 40 equipes, compostas por universitários de todo o Brasil, a Shell Eco-Marathon chamou a atenção também pelos modelos desenvolvidos para a competição, similares aos da Fórmula 1. O carro de Erechim, que vem sendo desenvolvido há dois anos, foi destaque nesse quesito por ser o único modelo com design inspirado no estilo europeu.

A equipe Drop Team é formada pelos estudantes Alysson Souza, Carlos Eduardo Lopes, Jean Jacuboski, Isabella Dufloth Menegatti, Diego Biazin, Luiz Antônio Zomer, Leandro Bloss, Mauricio Botton, Ezequiel Balsa, Gabriel Pansera, Gabriel Salini, Murilo A. Burin, sob orientação do professor Airton Campanhola Bortoluzzi. O grupo tem o objetivo de projetar o carro mais eficiente do Brasil, capaz de percorrer mil quilômetros com um litro de combustível.

Sobre a Shell Eco-Marathon

A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis. A competição do ano que vem já está confirmada e ocorrerá novamente no Riocentro, Rio de Janeiro.

Texto: João Marcelo Faxina – Comunicação do Campus Erechim do IFRS

Fotos: Rafael Saggin