Início do conteúdo

Formaturas


O Campus Canoas elaborou um fluxo de procedimentos que devem ser adotados por todos os formandos. Abaixo, segue a relação de ações a serem executadas, assim como a orientação para a leitura de documentos que contêm informações mais detalhadas acerca do processo.

Leia com atenção e, caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a Comissão de Formatura.

 

Instruções básicas

  • O formando deverá entregar na Coordenadoria de Registros Escolares ou setor correspondente, o formulário de Requerimento de Formatura (cursos técnicos integrados ao Ensino Médio) ou o formulário de Requerimento de Colação de Grau (cursos superiores), acompanhado das cópias dos documentos, respeitando os prazos estabelecidos.
  • Todos os formulários referidos nas Instruções Normativas específicas para os cursos técnicos integrados e superiores estão disponíveis nos respectivos Manuais dos Formandos de cada uma das modalidades de cursos (links abaixo).
  • Estabelece-se como exigência mínima o número de OITO formandos para a realização de solenidade de formatura para os cursos técnicos integrados. Para os cursos superiores, caso o número de formandos seja inferior ao mínimo exigido, considerando-se, inclusive, o agrupamento de cursos, a solenidade do colação de Grau será realizada em Gabinete.
  • As solenidades deverão ser realizadas obrigatoriamente em Canoas.
  • Caberá aos formandos indicar à Chefia de Gabinete, por meio de documento, dois representantes titulares e dois suplentes para conduzir os trabalhos junto à Comissão Permanente de Formatura.

 

Compete aos representantes dos formandos

  • Realizar encontros com os demais formandos para orientação das informações contidas nesta Instrução Normativa e Manual do Formando;
  • Assinar Termo de Compromisso comprovando a ciência das orientações da Instituição para a realização da solenidade. O documento ficará arquivado no Gabinete;
  • Manter a Comissão Permanente de Formatura informada quanto às decisões referentes à solenidade, tais como: escolha de paraninfo(s), servidores homenageados (docentes e/ou técnico-administrativos), nomes completos dos formandos, juramentista e orador.
  • Oficializar os convites a todos os homenageados.
  • Seguir os prazos e determinações estabelecidos pela Comissão Permanente de Formatura da instituição.

 

Obs.: Informações mais detalhadas acerca dos procedimentos a serem tomados para as formaturas devem ser acessados na Instrução Normativa Nº 9 (cursos técnicos integrados ao Ensino Médio) e Instrução Normativa Nº 8 (cursos superiores), além dos Manuais dos Formandos de cada modalidade de curso.

 

Comissão de Formatura do Campus Canoas

  • Comunicação: Andréia Bos, Andréia Pruinelli, João Henrique Machado
  • Chefia de Gabinete: Marilvana Paliga
  • Registros Escolares: Nara Milbrath
  • Coordenações dos cursos integrados e superiores (específicas de acordo com a modalidade que irá se formar)

 

Documentos

 

Cursos técnicos

Instrução Normativa Nº 009, de 17 de dezembro de 2014

Estabelece as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas de formaturas de Cursos Técnicos do IFRS

Manual do Formando

Cerimonial – atualizado em junho de 2017

 

Cursos Superiores

Instrução Normativa Nº 008, 17 de dezembro de 2014

Estabelece as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas de colação de grau do IFRS – cursos superiores

Manual do Formando 

Cerimonial – atualizado em junho de 2017

Ato solene gabinete – roteiro

 

 

 

Fim do conteúdo