Pular para o conteúdo

Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Início da navegação
Nossos CampiMapa do Rio Grande do Sul com marcações nas cidades onde o IFRS está presente.
 Esconder/Mostrar Menu Fim da navegação
Início do conteúdo

Campus Porto Alegre tem laboratório de fabricação digital aberto à comunidade


A rede de Fab Labs possui aproximadamente mil laboratórios no mundo que contam com um conjunto padronizado de equipamentos

Proporcionar estímulo para o empreendedorismo local, bem como um lugar para jogar, criar, aprender, orientar e inventar: são apenas algumas das possibilidades oferecidas pelo PoaLab, laboratório de fabricação digital – ou Fab Lab – sediado como um programa de extensão no IFRS – Campus Porto Alegre. Fab Lab é uma abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês – um espaço onde pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa. Ser um Fab Lab significa estar conectado a uma comunidade mundial de alunos, educadores, técnicos, pesquisadores e inovadores e desenvolver atividades dentro da filosofia do conhecimento aberto.

O professor do Campus Porto Alegre e coordenador do PoaLab, André Peres, explica que os Fab Labs são uma iniciativa do Centro de Bits e Átomos do Massachusetts Institute of Technology  (MIT) que traz para a comunidade acesso às ferramentas de fabricação digital (impressoras 3D, máquinas de corte à laser, máquinas de corte de vinil, fresadoras de precisão e de grande porte) e de prototipação eletrônica (como os controladores Arduíno) em um ambiente colaborativo e criativo. “A rede de Fab Labs possui aproximadamente mil laboratórios no mundo que contam com um conjunto padronizado de equipamentos, permitindo que um projeto desenvolvido em qualquer um dos laboratórios possa ser replicado nos demais”, observa Peres.

Em um Fab Lab, é possível construir “quase qualquer coisa”. “Temos a capacidade de modelar e imprimir peças plásticas de até 15x15x15cm em impressoras 3D, corte a laser em peças de até 60x40cm em madeira, acrílico e couro, corte de peças de 80cm por infinito em vinil e papel na plotter de recorte, prototipação eletrônica e a fresadora de precisão para criação de peças em madeira, acrílico e criação de placas de circuitos eletrônicos”, exemplifica o professor.

Os projetos com maior visibilidade na rede Fab Lab são os de criação de próteses, mobiliário, robôs, objetos para ensino de ciências, objetos para performances artísticas e desenvolvimento de máquinas do próprio laboratório como impressoras 3D, fresadoras etc.

Sobre o PoaLab 

O PoaLab hoje é um local de compartilhamento não só de espaço físico e equipamentos, mas de ideias. Nele, é possível, por exemplo, materializar ideias e prototipar produtos com baixo custo em curto espaço de tempo. Para isso, o espaço conta com equipamentos como impressora 3D, cortadora laser/máquina de corte, fresadora de precisão, plotter de recorte e plotter de impressão, extrusora de filamento, além de uma bancada de eletrônica com osciloscópio, fonte de bancada, estação de solda e componentes eletrônicos diversos.

 Aberto à comunidade

Além de estar à disposição dos alunos da instituição para atividades de aula e projetos acadêmicos, o espaço tem como característica abrir suas portas para a comunidade, permitindo que ideias sejam colocadas em prática: são os chamados Open days (dias abertos, em livre tradução).

Os Open days são um dos requisitos para a existência de um Fab Lab. Nestes dias, a comunidade externa tem a possibilidade de conhecer as ferramentas existentes e aprender sobre fabricação digital.

            Os Open days no PoaLab acontecem as quartas-feiras, das 14h às 18h. Neste segundo semestre de 2017, as atividades terão início nesta quarta-feira, dia 6 de setembro. Para participar do Open day existem algumas regras que estão no site do PoaLab: confira aqui.

O PoaLab localiza-se na sala 1016, 10º andar da torre Sul do IFRS – Campus Porto Alegre (rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico, Porto Alegre – RS). O contato pode ser feito pelo e-mail andre.peres@poa.ifrs.edu.br ou por meio da página do PoaLab no Facebook (facebook.com/poalab).

 

Cristine Thomas – Campus Porto Alegre


Fim do conteúdo
Início do rodapé Fim do rodapé