Abertas as votações para o Prêmio “Respostas para o Amanhã”

O Campus Osório está representando o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na 4ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”, iniciativa da Samsung. O projeto “Plasnana: desenvolvimento de um plástico biodegradável com o resíduo da banana” foi finalista da etapa regional e agora participa da etapa nacional. Trata-se de um trabalho da turma de 3º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, sob orientação da professora Flávia Twardowski.

Na etapa do júri popular, os alunos contam com a ajuda da comunidade na votação que poderá levar o campus à classificação nacional. As votações ocorrem do dia 27 de novembro de 2017 a 3 de dezembro pelo site da premiação. O IFRS foi o único Instituto selecionado para a etapa nacional. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro.

Nesta edição, mais de 900 escolas foram inscritas e cerca de 1371 projetos concorreram na região Sul do Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Destes projetos, apenas 5 foram selecionados para a etapa do júri popular e do júri nacional, em que cada escola produzirá um vídeo de até 3 minutos sobre o seu projeto.

As bananas foram escolhidas como material para a produção do plástico devido a escola gerar uma grande quantidade de resíduo da fruta. O Campus Osório recebe semanalmente 64 kg de banana, as quais são consumidas no lanche dos estudantes. Através de pesquisas, os alunos constataram que o litoral norte gaúcho é responsável por cerca de 97% da área comercial de bananas de todo Rio Grande do Sul.

O projeto visa o reaproveitamento das cascas de banana na produção de bioplástico como alternativa sustentável e economicamente viável à produção de plástico. O objetivo é promover, com isso, uma solução ao problema enfrentado mundialmente com a excessiva utilização de sacolas plásticas, prejudiciais ao meio ambiente.

Sobre o prêmio

O prêmio “Respostas para o amanhã” é uma iniciativa da Samsung e tem como objetivo estimular a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos e proponham soluções simples para melhorar o lugar de convivência dos alunos, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.

Para votar no Plasnana, basta acessar o link, clicar na opção “Sul” e selecionar o projeto Plasnana do IFRS.